Dentes de leite

Os dentes de leite são os primeiros dentes que nos nascem quando nascemos e que depois caem para nascerem os dentes definitivos. Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a nascer na boca e ocorre por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês depois pelos incisivos centrais superiores.E passam então cerca de 2 meses até ao aparecimento dos incisivos laterais superiores.

Os incisivos laterais inferiores nascem um pouco antes dos laterais superiores.

Em regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores, e os dentes em ambas as arcadas, aparecem aos pares, um esquerdo e um direito. Com a idade de 1 ano ou mais tarde, começam a nascer os primeiros molares de leite. Os caninos deciduais aparecem por volta dos 16 meses.

Por último surgem os segundos molares. Quando a criança atinge os 2 anos e meio de idade, é de esperar que todos os dentes de leite estejam já em uso. Contudo em alguns casos podem ocorrer atrasos.

Muitos por isso pensam que como é uma dentição que será substituída, qualquer dano ou perda antecipada, não é importante. Isto é uma visão falhada e tem deteriorado o desenvolvimento dental das crianças. Provavelmente porque têm sido chamados de “dentes de leite” ou “dentes de bebé”, o desconhecedor tende a pensar nos dentes de leite como sendo temporários. Simplesmente não é este o caso. Todos os dentes deciduais podem estar em uso dos dois aos sete anos, ou seja 5 anos no total. Alguns dos dentes deciduais estão em uso desde os seis meses até aos doze anos, 11 anos e meio ao todo.

Deve ter-se imenso cuidado com os dentes de leite, tanto cuidado como com os dentes que nascem depois.

MAIS ARTIGOS

2 Comentários

    WordPress › Error

    There has been a critical error on this website.

    Learn more about troubleshooting WordPress.