Desvitalização

O termo endodontia geralmente é conhecida entre os doentes por desvitalização. Esta é a área na medicina dentária que tem como principal função a limpeza interna de um dente sempre que necessário. No entanto, muitas vezes esta tarefa é realizada já quando o dente não está vivo (vital), daí não poder ser considerada uma desvitalização verdadeira.

A endodontia é a uma das poucas formas de tratar um dente que tem o seu interior afectado por uma cárie ou que sofreu um impacto, muitas vezes é apenas a única forma devido ao mau estado do seu interior. Quando a cárie atinge a polpa do dente, só poderá ser feita a desvitalização ou mesmo extrair o dente, caso seja possível o tratamento o médico dentista retira todo o tecido danificado ou infectado e substitui por um enchimento especial que consegue suportar todo o resto da estrutura que resta do dente.

Dado todo o avanço tecnológico que foi surgindo, esta pequena intervenção já não é um procedimento doloroso, no entanto existem tratamentos que não podem avançar devido a excepções, infecções ou inflamações que devem ser controladas com a medicação adequada para poder dar-se o tratamento assim que tudo estiver em ordem. No entanto mesmo quando a desvitalização é possível e é bem executada, existe um risco de insucesso, com possíveis efeitos no futuro, de cerca de 20% dos casos.

As causas mais prováveis que podem levar a uma endodontia é uma sensibilidade extrema para alimentos quentes ou frios, uma dor aguda ao trincar os alimentos, uma cárie profunda ou mesmo um ferimento que possa criar uma infecção junto ao osso.

MAIS ARTIGOS

Enviar Comentário