Próteses Fixas – Pontes

As próteses fixas pontes são usadas em casos em que o dente for perdido na totalidade e é necessário preencher o espaço deixado vago.

O lugar deixado vago pelo dente que foi retirado tem de ser preenchido, senão os dentes do lado vão começar a deslocar-se para o espaço livre, desalinhando os dentes e trazendo outros problemas.

Uma ponte é uma ligação entre os dentes de cada lado do espaço vazio, feita de modo a segurar o dente artificial que vai ser colocado. As extremidades das pontes podem ser seguras em dentes naturais, em coroas, implantes ou uma combinação de casos. Tudo depende de estado em que se encontram os dentes à volta. Por exemplo se perdeu vários dentes seguidos pode ser colocado um implante num dos locais, que será depois usado como ponto de fixação da ponte.

Para aplicar uma ponte, é necessário fazer um molde dos dentes adjacentes para que a prótese fixa encaixe de forma perfeita. Depois de colocadas as coroas (caso seja esse o procedimento), é colocado o dente artificial que é de seguida unido às coroas ou aos dentes naturais se eles existirem. O próximo passo é aplicar a ponte e fixar tudo correctamente, no caso de a ponte ser segura em dentes naturais este passo está mais facilitado.

Com a ponte aplicada só resta ao paciente ter uma higiene cuidada e evitar comer alimentos muito duros para prolongar a longevidade da ponte e não ser necessário substitui-la.

MAIS ARTIGOS
  • Como clarear os dentes da ponte fixa
    As pontes fixas são usadas para substituir um ou mais
  • Dentes Artificiais
    Os dentes artificiais vêm substituir os dentes naturais de quem
  • Prótese Fixa
    Hoje em dia existe muitas pessoas que necessitam da colocação
  • 1 Comentário

    • rui
      11 Apr 2011 | Permalink |

      boas,
      é possivel colocar uma ponte de 2 dentes apoiada apenas num dente natural,sendo que uma das extremidades fixa sem apoio? obrigado

    Enviar Comentário