Sensibilidade Dentária

Entre as principais causas da sensibilidade dentária está o desgaste da superfície do dente ou do tecido gengival. A dor dos dentes sensíveis não é sempre constante, pode aparecer e desaparecer e normalmente é causada quando ingere bebidas quentes ou frias ou comidas doces e amargas. Estas pequenas dores ocasionais podem ser um sintoma de problemas iniciais facilmente tratáveis que se descurados podem ter consequências mais graves.

Ignorar os dentes sensíveis, pode conduzir a outros problemas de saúde oral. Uma grande percentagem de problemas orais deve-se ao facto de, ao executar a higiene oral diária, aparecer dor em alguns dentes e, para se evitar essa dor, descura-se a limpeza nas áreas sensíveis e dolorosas.

Causas da sensibilidade dentária

Nos dentes saudáveis, o tecido poroso chamado dentina está protegido pelas gengivas e pela cobertura de esmalte dos dentes. Quando se perde esta protecção, buracos microscópicos na dentina, permitem que o calor, o frio e outros agentes irritantes sejam transmitidos para o nervo do dente causando a dor.

A dentina pode ficar exposta devido a:

  • Envelhecimento
  • Dentes lascados ou fracturados
  • Gengivas em recessão devido a escovagem incorrecta
  • Doenças nas gengivas
  • Cerrar os dentes.

Em função do diagnóstico o seu dentista pode recomendar tratamentos simples que podem ir desde a simples utilização de uma escova mais macia, utilização de pasta de dentes especial ou à utilização de um elixir ou gel com flúor para dentes sensíveis.

MAIS ARTIGOS

Enviar Comentário