A sinusite crónica tem em cerca de 25% das vezes adjacente uma infecção dental. As sinusites manifestam-se por dores de cabeça, pontos dolorosos e fluxo nasal. Saiba como tratar a sinusite de origem dentária.
Para tratar a sinusite não deve recorrer à automedicação. Deve consultar um médico e seguir as suas indicações.
Num caso de sinusite aguda o objectivo do tratamento é drenagem das vias respiratórias e o combate à infecção. Se for crónica e caso se encontre ligada a uma alergia o objectivo é tratar a alergia e resolver a situação que deu origem à mesma.
A sinusite crónica é difícil de curar já que os sintomas se mantem activos mesmo depois de um largo período de tratamento usando antibióticos.
O tratamento depende do médico que o prescrever. Alguns médicos optam por utilizar sprays nasais com esteróides, outros usam antibióticos e descongestionantes e existem ainda médicos que combinam os dois tratamentos anteriores.
Embora não ajudem a curar a sinusite existem também tratamentos caseiros que podem dar uma ajuda no alívio dos sintomas.
- A inalação de um vaporizador pode ajudar a reduzir a inflamação.
- A utilização de um spray salino proporciona ao doente algum alívio.
- Se for aplicado calor, com um pano quente por exemplo, sobre a zona afectada o doente vai sentir um maior conforto e uma redução dos sintomas.
Se nenhum destes tratamentos, caseiros ou não, resolver o problema a única solução para tratar a sinusite de origem dentária é mesmo a cirurgia.