A importância do uso diário do fio dental para a saúde bucal

Para ter um sorriso lindo e perfeito é muito importante ter cuidados diários com a sua higiene bucal diária, não chega lavar os dentes uma vez por dia. A escova nem sempre é capaz de remover a placa bacteriana e os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes, por isso, para complementar a sua lavagem dos dentes é importante usar fio dental todos os dias.

Os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes e que a escova não conseguir retirar, ajudam no aumento da placa bacteriana, no mau hálito, nas cáries, no tártaro e na gengivite, para garantir que isso não ocorre é importante o uso diário do fio dental. O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação e de preferência após o jantar, não é necessária a sua utilização a cada escovagem.

Existem vários tipos de fios dentais, que variam na sua espessura e material, a sua escolha depende do espaçamento entre os dentes, em caso de dúvida deve questionar o seu dentista sobre o mais adequado para si.

fio-dental-boca

Como usar fio dental correctamente

Muitas pessoas não usam o fio dental por o acharem bastante doloroso e ficarem com as gengivas a sangrar, mas quando utilizado correctamente o fio dental é totalmente indolor. Veja alguns dos passos mais importantes.

Deve comprar o fio dental que mais se adequa ao seu caso e dentes.

É necessário usar o fio dental em todos os dentes de forma correta.

Comece por enrolar ao redor de cada dedo médio cerca de 40 cm de fio dental, deixando pelo menos 10 centímetros entre os dedos.

Entre o polegar e o indicador, deslize o fio dental entre os dentes levemente, fazendo o movimento para cima e para baixo entre os dentes. Passe o fio delicadamente ao redor da base de cada dente.

Para tirar o fio, faça movimentos para trás e para frente de forma suave, não force o fio contra a gengiva.

Repita este procedimento em todos os dentes.

MAIS ARTIGOS

Enviar Comentário